¿Como substituir o mecanismo de descarga do autoclismo?

Como substituir o mecanismo do autoclismo

Se tiveres problemas com a tua sanita (não drenando adequadamente ou vazando água) talvez estejas a pensar em mudar o mecanismo do autoclismo. Hoje, em Infoencanador vamos dizer-te como podes reparar a tua sanita.

A primeira coisa que precisas de saber para mudar o mecanismo de descarga do autoclismo e ter bons resultados é diagnosticar o problema que tens. Fazer um diagnóstico correcto permitir-te-á poupar dinheiro, uma vez que só vais gastar tempo a substituir o que está partido. Além disso, o reconhecimento da falha significará que passarás menos tempo a efectuar a reparação.

Como é que sabes o que está errado com o teu autoclismo?

Há uma série de problemas que são comuns no mecanismo do autoclismo. O mais provável é que um destes seja o mesmo problema que a tua casa de banho tem. Segue estes passos e irás encontrar a falha.

A primeira coisa a verificar é a pega ou o botão da sanita. Prime o manípulo e verifica se a tua cisterna está vazia. Se não o fizer, tu sabes que o problema é com o botão. Se funcionar, isso significa que o cabo não é a causa do problema.

É muito comum as casas de banho verterem água do fundo, é muito fácil de identificar este problema. Basta verificares se há água na parte de trás do teu sistema. Se tiveres dúvidas sobre se há uma fuga, limpa a junta da tua cisterna com um pano e seca completamente, depois deixa um papel ou outro pano seco para trás. Se a encontrares húmida um pouco mais tarde, significa que a tua sanita está de facto a vazar. É assim que é fácil detectar uma fuga de água.

Outra falha que ocorre frequentemente é a fuga de água do autoclismo. A primeira coisa a saber neste caso é se a fuga é contínua ou se a cisterna se enche primeiro e depois começa a vazar. Para descobrires isto, deves puxar o autoclismo e observar a fuga.

Se a água vazar continuamente, isso significa que o sistema de descarga está a falhar. Por outro lado, se a água só vazar depois do autoclismo estar cheia, significa que o problema é com o sistema de enchimento. Se, por outro lado, o teu problema é que a tua cisterna não se enche de água, pode ser devido a um problema no sistema de enchimento ou a uma torneira partida.

Está na hora de reparar o teu autoclismo

Depois de teres identificado o problema e fechado a torneira, podes proceder à reparação ou substituição do mecanismo do autoclismo. Que casos podemos encontrar?

O botão de pressão da sanita ou o puxador do autoclismo não funciona

É muito simples reparar o botão na tua cisterna, demorará aproximadamente 30 minutos.
Para a inspeccionar, vira-a e remove a tampa. O problema pode ser que a barra de plástico que liga o botão de pressão e o autoclismo esteja partido ou mal encaixado.

O mais provável é que, ao removeres o botão de pressão, partas a vara. Por isso, quando este tipo de falha ocorrer, terás de mudar o botão na tua cisterna. Para instalar uma nova, tens de cortar as hastes à medida, aparafusar a peça base, encaixar a haste e finalmente a tampa. Deves seguir o mesmo processo se vais mudar isto e a tua cisterna tem um duplo botão de pressão.

Se tens uma pega, o problema pode ser que a tampa do autoclismo tenha sido deslocada, por isso ajusta-a e irás resolver o problema. Outra causa é que o caule, que normalmente tem a forma de L, se soltou e caiu no sistema de descarga. Como podes ver, neste caso há menos probabilidades de teres de substituir o autoclismo.

A minha sanita está a vazar

Se notares uma fuga de água, não é necessário substituir o tuo autoclismo. A fuga de água pode ser causada por os parafusos não estarem bem apertados ou por a junta estar solta ou em mau estado.

A primeira coisa a fazer é apertar os parafusos de fixação. Espera alguns minutos e depois limpa os parafusos com um pedaço de papel. Se a fuga continuar, deves verificar as juntas dos parafusos e a junta entre a taça e a cisterna.

Para verificar as juntas facilmente deves desmontar a cisterna. Depois podes posicionar correctamente as juntas ou substituí-las se estiverem muito gastas. Nesta altura, devias ter eliminado todas as fugas de informação.
Encanamento-profissional

O mecanismo de autoclismo está a falhar

Mudar o mecanismo de descarga é muito simples, no entanto, pode demorar até uma hora a mudar o mecanismo padrão. Quando o mecanismo de descarga do teu autoclismo não está a funcionar correctamente, há uma fuga constante de água do autoclismo para a cisterna.

Para mudar o mecanismo de descarga, tens primeiro de remover o botão de pressão ou o manípulo. Depois terás de remover a tampa e esvaziar a cisterna. Isto permitir-te-á desatarraxar facilmente o sistema e encaixar um novo sem qualquer problema.

O sistema de enchimento não funciona

Se o sistema de enchimento estiver defeituoso, não é necessário substituir todo o mecanismo do tanque. A reparação é muito simples. Primeiro tens de desapertar a tampa da tua sanita. Depois usa uma chave de porcas para remover a válvula de enchimento. Quando o removeres, presta atenção à ordem das peças, pois terás de as voltar a colocar.

Depois de removeres a válvula de enchimento poderás ver que parte está avariada e que causa a fuga. Se não tiveres a certeza qual é a parte defeituosa ou se vires que o sistema é muito antigo, a melhor coisa a fazer é mudar o mecanismo do autoclismo.

Esperamos que tenhas entendido como mudar o mecanismo do autoclismo ou partes do autoclismo. Desta forma poderás resolver os problemas mais comuns que a tua casa de banho possa ter.

Se queres ajuda profissional para mudar o mecanismo do autoclismo, não hesites em contactar-nos. Temos uma equipa de especialistas em todas as tarefas de canalização. Com Infoencanador terás soluções rápidas e duradouras.

Também podes estar interessado em: