Ideias para economizar água em casa

Ideias para economizar água em casa

¿Quantas vezes já te perguntaste se existe uma forma de poupar água em casa? Tenho a certeza que tens mais do que uma vez, mas nunca paraste para pensar seriamente em aplicá-lo em conjunto com a tua família ou amigos, no caso de partilhares um apartamento. Precisas de uma lista de dicas para poupar água em casa!

Quando recebemos a conta da água, esta dependerá sempre da estação em que estamos, porque normalmente vem mais no Inverno por causa do aquecimento e dos duches quentes do que no Verão, mas nem tudo depende disto, mas dos hábitos que temos quando abrimos ou fechamos uma torneira.

Por isso, como antecipámos no início deste post, vamos fornecer-te uma lista de dicas para poupar água em casa de uma forma fácil e simples e para toda a família, pois os membros mais novos da família também o poderão fazer.

¡Não percas nada do que te dissermos abaixo e lê com atenção!

Dicas fáceis para poupar água em casa

Primeiro que tudo, já te perguntaste quanta água usas em tua casa? Provavelmente nunca paraste para pensar nisto, porque ligar ou desligar uma torneira é algo inato que fazemos sem pensar e automaticamente, mas temos de ter em conta que como regra geral o usamos em duas áreas: a casa de banho e a cozinha.

Não esqueçamos que aqueles que vivem numa villa ou num terreno e têm o seu próprio jardim ou piscina também devem ter em conta estas dicas para poupar água em casa.

Vamos lá começar!

¿Como é que posso poupar água na casa de banho?

Para poupar água na nossa casa, temos de ter em conta que a casa de banho é um dos locais onde passamos a maior parte do nosso tempo quando estamos em casa e é por isso que temos de ter em conta algumas destas recomendações para poupar água em casa:

  • Escolhe tomar um duche em vez de um banho. É muito mais rápido e nós usamos menos água.
  • Regula a cisterna da tua sanita. Uma das dicas para poupar água em casa que mais notarás.
  • Fecha a torneira quando escovares os dentes. Toda a água que não precisas enquanto lavas os teus dentes está a ser desperdiçada.
  • Fecha a torneira do duche quando fizeres espuma no teu cabelo. Todos nós gostamos de sentir o calor no chuveiro, mas podes poupar-te a este gesto, porque não usarás essa água enquanto estiveres a ensaboar.
  • Coloca reguladores de fluxo nas tuas torneiras. Este é um dos dispositivos que te vai ajudar a poupar no consumo de água.

poupar água na casa de banho

Como podes poupar água na cozinha?

Continuando com a nossa lista de dicas para poupar água em casa, outro dos quartos que temos de ter em conta é a cozinha, pois também passamos grande parte do dia neles. Vamos dar uma vista de olhos às recomendações para poupar água na tua cozinha:

  • Usa aparelhos com uma etiqueta A, A++ ou A+++ de poupança de energia. Qualquer que seja o custo de outros electrodomésticos para a tua cozinha, pouparás tanto no consumo de electricidade como de água.
  • Quando ligares a máquina de lavar roupa ou a máquina de lavar louça, certifica-te de que está sempre totalmente carregada, evitarás ter de ligar duas e, por isso, pouparás electricidade e água.
  • Certifica-te de que as torneiras não pingam quando não as estás a usar. Isto é uma despesa desnecessária, e se não te apercebes disso, vai-te custar muito caro.
  • Tenta lavar fruta e vegetais numa tigela ou recipiente para evitar ter de manter a torneira aberta. O consumo de água será muito maior do que se o concentrares numa tigela.
  • Mergulha panelas e frigideiras em água com sabão antes de as lavares. Desta forma, a sujidade neles depois de cozinhados será removida mais facilmente do que se os esfregares debaixo da torneira até sair.
  • No caso de lavares à mão, evita deixar a torneira aberta quando estiveres a ensaboar a loiça, pois deixarás a água a correr sem a usar.

Depois destas dicas para poupar água em casa, especialmente em locais como a casa de banho ou a cozinha, e se tiveres um jardim ou uma piscina privada em casa? Conheces os truques para poupar água? Presta atenção!

Dicas para poupar água no teu jardim

Nem todos nós temos essa sorte, mas há muitas pessoas que têm um jardim privado em casa, que têm de cuidar e manter para que esteja cheio de vida e em perfeitas condições, mas aqui estão algumas dicas para poupares água em tua casa, cuidando do jardim:

  • Para regares um jardim grande, instala aspersores e programa-os para que sejam mais eficientes e tires o máximo proveito de cada gota de água.
  • Tenta regar a relva juntamente com as plantas em alturas do dia em que sabes que a água não evaporará, caso contrário o teu trabalho será em vão.
  • Tenta usar uma vassoura para limpar as folhas ou o alpendre em vez da mangueira, evitarás desperdiçar água desnecessariamente.

Dicas para poupar água na tua piscina privada

Finalmente, vamos dar-te algumas dicas sobre como poupar água em casa quando limpas e cuidas da tua piscina privada:

  • Verifica se não há fugas na superfície da piscina, pois evitarás ter de a encher sempre que a usares e, ao mesmo tempo, desperdiçar água.
  • Evita que a água se evapore cobrindo a piscina quando não a estiveres a usar. Desta forma evitarás que fique constantemente sujo e não terás de usar equipamento de limpeza.
  • Tens alguma dúvida sobre as nossas dicas para poupar água em casa? Não hesites em contactar-nos se precisares de instalar um dispositivo economizador de água ou se precisares de reparar uma fuga na tua casa, teremos todo o prazer em ajudar-te!

Também podes estar interessado em: