Como detectar fugas de água? 6 maneiras de localizar o problema

6 formas de detectar fugas de água

¡AVISO! houve uma fuga… mas não é um ladrão! A água, o elemento da natureza que nos dá vida, pode pregar-nos uma partida. Detectar fugas de água não é tão fácil como parece e, embora por vezes seja mais do que óbvio, localizar a fonte não é fácil.

Então, se o pânico é o que enche a tua cabeça nesta possível situação, chama um bom canalizador agora!

Se chegaste até aqui, é porque suspeitas que tens uma fuga de água na tua casa ou nas tuas instalações comerciais, mas não tens a certeza de onde ela vem. Suspeitas, tudo são suspeitas.

Achas que tens uma fuga de água num dos quartos da tua casa ou estabelecimento comercial? Deves saber que as fugas de água mais comuns ocorrem na casa de banho, na cozinha, no jardim, ou mesmo uma fuga de água na piscina.

Detectar fugas de água com o tempo pode poupar-te dinheiro. E, em alguns casos, um monte de euros!

Por isso não adies para amanhã o que podes fazer hoje e continua a ler para saberes como procurar uma fuga de água.

¿O que é uma fuga de água?

Antes de saberes como localizar fugas de água, precisas de saber exactamente o que este termo significa.

Uma fuga de água é um problema doméstico muito mais comum do que possas pensar. Sem dúvida, esta é uma das principais razões pelas quais podes precisar de um canalizador de emergência.

Existem dois tipos de fugas de água que são uma verdadeira preocupação. A primeira, aquelas que suspeitamos existirem, mas das quais não temos a certeza. A tua conta de água aumentou sem motivo? Cuidado! Podes ter uma fuga de água escondida. São difíceis de detectar… excepto para os profissionais mais qualificados!

E os segundos, aqueles que já apareceram na nossa casa, e depois vamos precisar do melhor canalizador de 24 horas para resolver o problema!

detecção de fugas de água

¿Como detectar uma fuga de água?

A forma de reparares na existência de uma fuga de água não tem necessariamente de ser através do encharcamento do chão ou através do aparecimento de uma grande humidade nas paredes.

Estas situações já são o limite do problema, e há uma série de directrizes que nos permitem detectar fugas de água muito mais cedo do que o esperado.

As 6 maneiras de localizar fugas de água

Para determinar onde está a fuga de água, temos de verificar uma série de componentes em diferentes partes da nossa casa ou instalações.

Antes de começarmos a ler sobre o que inspeccionar, uma dica preliminar: ouvir e «pôr o ouvido no chão» é uma das chaves para detectar uma fuga de água!

  • Tanques de água quente. A primeira coisa que deves fazer para detectar fugas de água tanto na tua casa como nas tuas instalações é verificar as válvulas de alívio de pressão.
    O ralo onde estas válvulas estão instaladas pode estar a vazar, por isso fica de olho nelas e, se não conseguires remover o tubo, aguça a tua audição para um som sibilante – é um sinal de fuga!
  • Casas-de-banho. O segundo ponto para detectar uma fuga é examinar as casas de banho com muito cuidado, pois esta área da propriedade é onde podem ocorrer fugas.
    Para verificares isso, retira a tampa do tanque e enfia a orelha para fora o mais longe possível para determinar se há um som sibilante. Se o conseguires ouvir, procura a sua fonte e avalia o nível do problema.
  • O balneário, outra fonte de potenciais fugas de água na casa de banho. Esta pode ser a solução mais simples, como se houvesse uma fuga nesta área, vais notar imediatamente.
  • Mangueiras e torneiras de jardim. Outra área onde as fugas de água são mais comuns é no jardim. As torneiras nestas áreas podem acabar por vazar, por isso não as negligencies e verifica bem estas partes do teu jardim!

Além disso, outros sintomas para detectar fugas de água devem seguir as seguintes directrizes:

  • Problemas nas superfícies da nossa casa ou das nossas instalações. As saliências e áreas demasiado moles ou húmidas no chão ou nas paredes são um sinal seguro de uma fuga de água.
  • Contas de água em alta: Notaste um aumento injustificável no teu consumo de água? Podes estar a olhar para um sinal de fuga de água. Uma boa maneira de descobrir é fechares todas as torneiras de água da tua casa por algumas horas. Se o contador continuar a subir, está na hora de chamar um canalizador profissional – acabaste de detectar uma fuga de água escondida!

Ferramenta de detecção de fugas de água

A melhor ferramenta para detectar fugas de água está no teu próprio corpo: a orelha é a melhor ferramenta para detectar fugas de H2O.

Mas se quiseres conhecer os dispositivos mais comuns, existe um que é o mais eficiente e difundido para este fim: o geofone.

Um geofone para fugas de água representa a mais recente e mais avançada tecnologia a este respeito. Eficiência e velocidade juntam-se nesta ferramenta de última geração.

Outras soluções tecnológicas para a detecção de fugas de água incluem detectores de fugas de hidrogénio, registadores, câmaras termográficas, um scanner de humidade e dispositivos de escuta.

Obviamente, estas não são exactamente ferramentas baratas que valham a pena comprar para uma única utilização.

Então, tendo visto onde a tua fuga de água pode estar, como localizá-la e os dispositivos que podem ser usados para detectar fugas de água, terminamos este artigo com a solução definitiva para pôr um fim a este irritante problema doméstico.

Ferramenta de detecção de fugas de água

A última (e melhor) solução para detectar fugas de água

OK, já fizeste tudo o que sugerimos nestas linhas e ainda não sabes o que se passa na tua casa. Onde está a fuga? Continuas a perguntar-te a ti próprio. Ou, simplesmente, não queres tocar muito para o caso de piorares a situação.

Não é fácil, nós sabemos. Sinceramente, sugerimos-te que sejas cauteloso. A prevenção é melhor que a cura, por isso é altura de recorrer à solução definitiva, a mais eficaz e a mais recomendada: contacta-nos!

Um serviço de canalização profissional como o nosso tem uma série de benefícios que o colocam como a resposta definitiva contra todo o tipo de fugas de água.

O melhor detector de fugas de água é um canalizador. E isto é porque somos capazes de encontrar até fugas de água invisíveis.

Além disso, antes de teres problemas, a melhor coisa a fazer é contratar uma empresa de detecção de fugas de água. Um dos problemas mais comuns que encontramos é que alguém decidiu ir para a guerra sozinho e piorou a situação. Não toques, porquê tocar!

A nossa equipa de canalizadores está aqui para te ajudar de qualquer forma necessária a reparar aquela fuga de água que te está a dar dores de cabeça.

Detectar fugas de água não é fácil, por isso chegou a nossa hora… hora de chamar os Canalizadores Expresso!

Também podes estar interessado em: